Vale a pena estudar pela internet?

Afinal de contas, vale a pena estudar pela internet? Pensando nisso, elaboramos este artigo com o objetivo de trazer para você informações relevantes sobre a educação a distância através da internet. É claro que você encontrará uma vasta lista de conteúdos sobre este tema na web. Isso, às vezes, aumentam mais as nossas dúvidas. Por isso, apresentar esta questão de mais clara e resumida possível. Pois, hoje em dia, ninguém quer perder tempo. Não é mesmo?

Quando surgiu o ensino a distância (EaD)?

Antes de tudo, você deve saber que estudar fora do espaço físico de uma escola, universidade ou qualquer outra instituição de ensino não é nenhuma novidade? De acordo com o do site EAD, o primeiro caso de ensino a distância que se tem notícia é de um curso de taquigrafia, iniciado em 1728, na cidade de Boston, nos Estados Unidos. Depois disso, no século seguinte, surgiram vários outros cursos tanto em terras americanas como na Suécia, Inglaterra, Alemanha e outros países. Já no Brasil, o anúncio de um curso de datilografia no Jornal do Brasil, em 1904, é o primeiro registro desse tipo de estudo.

No entanto, isso era apenas o começo. Como no século XX houve grandes avanços tecnológicos, o ensino a distância entrou também na “onda”, literalmente. Isto é, na “onda” do rádio nos anos 1920 e na televisão, a partir dos anos 1950. Depois, com a chegada da internet, no final da década de 1990, o estudo a distância teve um grande salto. A partir daí, surgiram cursos superiores e até pós-graduação, ambos amparados pela Lei nº 9.394/96, do Governo Federal.

E os famosos “cursos por correspondência”? Pois é. No século passado, escolas como: Instituto Padre Reus, Instituto Nacional Ciência e Instituto Universal Brasileiro (que migrou para a web) fizeram história.

“Os cursos on-line podem agrupar vários recursos, como: áudio, vídeo, fotos, textos, e-books, screencasts etc. Você pode ter mais chances de aprender um conteúdo mesmo sendo um tanto difícil”.

Enfim, estudar a distância é uma prática de quase 300 anos de história e que ainda continua crescendo. Portanto, trata-se de um método que já está aprovado. Agora, você só precisa escolher o seu curso.

book 3955129 640 - Vale a pena estudar pela internet?

Infocursos, o que é isso?

Tratam-se de cursos on-line sobre os mais variados temas. Através deles, você pode aprender sobre saúde, dietas, pets, fotos, concursos públicos, música etc. Enfim, há uma lista vasta do que se pode estudar on-line.

Nesses cursos, o acesso é restrito ao usuário que pagou pelo serviço ou se cadastrou, no caso dos gratuitos. Esse modelo de ensino pode agrupar vários recursos, como: áudio, vídeo, fotos, textos, e-books, screencasts etc. Com isso, você pode ter mais chances de aprender um conteúdo mesmo sendo um tanto difícil.

No entanto, não basta aplicar bem os recursos de mídia. Quem cria um curso on-line precisa planejar bem o conteúdo e também ser uma autoridade no assunto. Pois, só pode ensinar quem, na verdade, tem o que ensinar. Por isso, na hora de escolher um infocurso, procure saber quem é o seu autor.

“Falando” nisso, lembramos que temos alguns cursos on-line numa página exclusiva neste site que podem ser úteis a você. Não deixe de ver.

Quais as vantagens de se estudar on-line?

Afinal, vale a pena estudar pela internet? Poderíamos lhe apresentar muitas vantagens e benefícios para se estudar em casa. No entanto, vamos citar apenas dez. pois acreditamos que já serão suficientes para lhe convencer. Portanto, nesta modalidade de ensino e aprendizagem, você:

Escolhe onde quer estudar

Você pode estudar no conforto da sua casa ou apartamento, no intervalo do serviço, a caminho do trabalho etc.;

Determina o tempo de estudo

Trinta minutos, uma hora ou duas horas por dia. Você é quem decide.

Tem mais tempo para outras atividades

Já que você não precisa passar horas no trânsito entre idas e vindas para estudar;

Determina o seu ritmo de estudo

Ou seja, você estuda de acordo com o seu tempo disponível e com as suas condições físicas e mentais;

Economiza dinheiro

Isso mesmo! Muitas pessoas escolhem cursos on-line pelo seu custo-benefício. Pois, vários deles são mais baratos do que os presenciais. Além do mais, há também outros que são gratuitos, como os que são oferecidos pelas plataformas Cursos On-line Com Certificados, Veduca etc. ;

Encontra uma ampla de oferta de cursos

Hoje, você tem cursos on-line nas mais diversas áreas. Por exemplo: concursos, vestibulares, profissões, música, emagrecimento, saúde etc.;

Aprende de maneira interativa

No ambiente virtual, você aprende de modo intuitivo, pois o material didático é preparado visando a autonomia do aluno.

Pode fazer um curso de qualquer do mundo

 A localização geográfica não é problema. Por isso, só precisa ter uma conexão com a internet;

Pode tirar as suas dúvidas

Você tem contato direto com um professor ou um tutor. Por isso, tem exclusividade no atendimento;

Tem acesso a professores bem qualificados

Ao contrário do que se imagina, esses profissionais são tão preparados quanto os de cursos presenciais.

Enfim…

Podemos concluir que o ensino a distância é um método antigo, testado e aprovado. Por isso, merece a nossa confiança. Outra conclusão é que os infocursos são a versão digital dos cursos por correspondência. No entanto, este modelo é bem mais elaborado do que o anterior, pois é possível operar com diversas mídias ao mesmo tempo.

Mas não só por isto. Os cursos on-line apresentam várias outras vantagens como valor mais baixo, tempo felxível para estudar, espaço que facilita o aprendizado e muito mais. Portanto, vale a pena estudar pela internet.

Já que você chegou até aqui, aproveite este momento e conheça a nossa página de cursos que preparamos para você.

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *